Após uma espécie de trilogia constituída por Sentimental (2012), Escuta (2015) e Retratos com erro (2019), na qual a violência e o horror predominam, Eucanaã Ferraz reencontra a leveza que marca sua trajetória desde o início, há mais de três décadas. Em seu novo livro, Eucanaã Ferraz reafirma sua poética e, mais uma vez, surpreende seus leitores. A mais flagrante originalidade é a presença de poemas em prosa. De uma página para outra, deslizamos, sem sobressalto, dos versos para as linhas contínuas e de volta a eles. A luminosidade sugerida pelo título é presença constante — no entanto, desenha-se sempre em contraste com a escuridão. É exemplar a maneira como a aventura de alguém à procura da palavra surge em termos perturbadores: “Atirou seus cabelos aos cães. Queimou aviões. Desmontou os esqueletos da sagrada família. Comeu o coração de sua mãe. E nada”. O modo como a paisagem carioca é apresentada…
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (4 setembro 2023); Páginas: 105 páginas; ISBN-13: 978-6559215171; ASIN: B0CBNKS8PH
Clique na imagem para ler trecho
Biografia do autor: Nascido no Rio de Janeiro em 1961, Eucanaã Ferraz é um aclamado autor. Entre sua vasta obra, destacam-se “Sentimental” (2012), ganhador do antigo prêmio Portugal Telecom, agora denominado prêmio Oceanos, “Escuta” (2015) e “Retratos com erro” (2019), todos publicados pela Companhia das Letras.