Publicado na Itália em 1977, Por um comunismo transexual é considerado um dos precursores da teoria queer. Abordando a relação entre homossexualidade, homofobia e capitalismo, a obra de Mario Mieli representa, ainda nos dias de hoje, um desafio radical à teoria e à política dominantes. Com um tom de manifesto político, em muitos momentos utópico e voluntarista, a obra apresenta uma abordagem marxista e homossexual. Fruto da tese de conclusão de curso de filosofia do autor, o livro tem um forte diálogo com a psicanálise. Mieli contesta algumas das teorias psicanalíticas mais conhecidas de sua época sobre a homossexualidade, além de transitar pela história da repressão aos desejos eróticos e como isso está intrinsicamente ligado à história do capitalismo. Para Mieli, o desejo homoerótico é universal e enquanto a sexualidade for reprimida, a homofobia será um problema para todos…
Editora: Boitempo Editorial; 1ª edição (18 setembro 2023); Páginas: 384 páginas; ISBN-13: 978-6557172476; ASIN: B0C9R1SHC9
Clique na imagem para ler trecho
Biografia do autor: Mario Mieli (1952-1983) foi um militante revolucionário e comunista, um dos fundadores do Fronte Unitario Omosessuale Rivoluzionario Italiano (Fuori!) e membro do coletivo teatral Nostra Signora dei Fiori. Graduou-se em filosofia pela Università Statale di Milano, e sua monografia foi publicada em 1977 sob o título Elementi di critica omosessuale, considerada uma obra precursora dos atuais estudos de gênero e da teoria queer.