Imagem digital, selfies, memes, deep fake, internet das coisas, inteligência artificial, censura digital: todas essas novidades do mundo contemporâneo são analisadas por Giselle Beiguelman para descrever (e ao mesmo guiar o leitor a reconhecer no mundo a sua volta) o papel da imagem nas relações sociais hoje. A autora propõe, ao longo de seis ensaios inéditos, uma reflexão sobre o estatuto da imagem no mundo contemporâneo. Desde o surgimento da fotografia, e depois do cinema, que o universo das imagens técnicas não conhecia um processo de transformação tão radical quanto o do nosso tempo. As imagens tornaram-se as principais interfaces de mediação do cotidiano, ocupando a comunicação, as relações afetivas, a infraestrutura, as estéticas da vigilância e os sistemas de escaneamento dos corpos na cidade. Ao falar em políticas da imagem, ela defende que as imagens são…
Editora: Ubu Editora; 1ª edição (27 julho 2021); Páginas: 224 páginas; ISBN-13: 978-6586497526; ASIN: B09B91PXGX
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Biografia do autor: Giselle Beiguelman é professora Livre-docente da FAUUSP e artista, suas pesquisas abordam arte digital e sua preservação, arte e ativismo na cidade em rede e suas relações com a arte contemporânea. Coordena o Grupo de Pesquisa Estéticas da Memória no Século 21 e desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. É membro do Laboratório para OUTROS Urbanismos (FAUUSP) e do Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge – Humboldt-Universität zu Berlin. Autora de diversos livros e artigos sobre arte e cultura digital, suas obras artísticas integram acervos de importantes museus no Brasil e no exterior. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais.