A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação do livro O populismo reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo, dos pesquisadores e professores Christian Lynch e Paulo Henrique Cassimiro. Em análise aguda do contexto político nacional contemporâneo – sem, contudo, desconsiderar o cenário internacional –, a obra empreende uma verdadeira radiografia do populismo radical de direita do governo bolsonarista. Este pode ser caracterizado por uma “ideia reacionária de restauração da ordem” anterior ao processo de redemocratização do país; pela presença massiva de militares na Administração; pela adesão ao negacionismo e a discursos baseados “na linguagem dos afetos ou nas paixões”; pela promoção de vantagens entre familiares; pela conversão de valores reacionários “em termos de políticas públicas”; e pela identificação do presidente Bolsonaro como representante autêntico do culto à família e às tradições do povo brasileiro…
Editora: Editora Contracorrente; 1ª edição (17 agosto 2022); Páginas: 100 páginas; ISBN-10: 6553960216; ISBN-13: 978-6553960213; ASIN: B0B9HV8MKY
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Christian Lynch – Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (antigo IUPERJ atual IESP-UERJ) em 2007. É professor de Pensamento Político Brasileiro no Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ – antigo IUPERJ) e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa. Leciona Teoria do Estado e Pensamento Constitucional Brasileiro no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA). É pesquisador Jovem Cientista do Estado da FAPERJ e pesquisador de produtividade do CNPq. Atualmente coordena o programa de pós-graduação em ciência política do IESP, o grupo de trabalho de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS); a Área Temática de Pensamento Político Brasileiro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e integra a diretoria do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD). É editor da Revista Insight Inteligência. Esteve em 2003-2004 como pesquisador no Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, EHESS, Paris e foi pesquisador visitante da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) entre 2006 e 2010. Foi professor adjunto do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2006 e 2012, professor adjunto da Escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) entre 2010 e 2014 e professor visitante nas Universidades Agostinho Neto (Luanda, Angola) e Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina). É autor de Da Monarquia à Oligarquia: história institucional e pensamento político brasileiro (1822-1930) (Alameda, 2014 – prefácio de Pierre Rosanvallon) e Monarquia sem Despotismo e Liberdade sem Anarquia: o pensamento político do Marquês de Caravelas (UFMG – prefácio de Antônio Manuel Hespanha).