O livro “O Mundo dos Alimentos em Transformação” faz jus à ambição do seu título e nos apresenta uma análise detalhada das principais forças que impulsionam uma possível transformação na organização e no conteúdo do sistema agroalimentar global. A crise climática, com as suas secas e enchentes cada vez mais devastadoras, a experiência do colapso de sistemas de fornecimento alimentar no período da covid-19, os impactos negativos na saúde individual e pública, bem como a enorme contribuição da produção em escala industrial de carnes para os gases de efeito estufa, todas testemunham a insustentabilidade das formas dominantes de produção dos nossos alimentos e da sua organização global. Pela primeira vez, atores sem as amarras de interesses ancorados nesse sistema dominante estão buscando alternativas tanto para a agricultura convencional quanto para as proteínas animais tão centrais ao nosso prato de cada dia…
Editora: Editora Appris; 1ª edição (7 março 2023); Páginas: 312 páginas; ISBN-10: 6525040612; ISBN-13: 978-6525040615; ASIN: B0BXQNGFGV
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: John Wilkinson é um economista britânico nascido em 1945 e professor de Economia Política na Universidade de Manchester. Ele é conhecido por suas contribuições à teoria econômica e à análise política, especialmente sobre a relação entre a agricultura e a política econômica dos países em desenvolvimento. Em seu livro mais conhecido, “O Estado, a agricultura e a pequena produção”, publicado em 1988, ele argumenta que a política econômica deve se concentrar na promoção da agricultura de pequena escala em vez de na agricultura comercial e na industrialização, por ser mais eficiente em termos de uso de recursos, criação de empregos e contribuição para a segurança alimentar e redução da pobreza. Wilkinson também escreveu sobre teoria econômica, incluindo a teoria dos preços, a teoria da escolha social e a economia da informação.