ATIRE A PRIMEIRA MAÇÃ ENVENENADA quem nunca torceu pelos três porquinhos, ou não odiou as irmãs maldosas de Cinderela, ou não chorou quando Bela Adormecida espetou o dedo na roca. A não ser que você tenha sido criado em Marte, é provável que conheça cada detalhe desses enredos. Basta ouvir o “era uma vez” inicial para ser transportado para um mundo de magia com finais felizes. Mas a verdade é que os contos de fadas nem sempre foram histórias agradáveis, polvilhadas com açúcar, como a casa de pão de ló de João e Maria. Pelo contrário, as tramas originais eram recheadas de malvadezas: Cinderela foge do seu pai incestuoso. Chapeuzinho Vermelho come a carne de sua própria avó. Bela Adormecida engravida após ser violentada pelo príncipe enquanto dormia. Branca de Neve é castigada a dançar com sapatos de ferro quente até morrer…
Editora: HarperCollins Brasil; 1ª edição (15 março 2023); Páginas: 240 páginas; ISBN-10: 6555114908; ISBN-13: 978-6555114904; ASIN: B0BTT82DX9
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Karin Hueck é jornalista e escritora, autora de livros de ficção e não ficção. Foi colunista do UOL, editora da revista Superinteressante e finalista do prêmio Esso. Em 2016, publicou O lado sombrio dos contos de fadas, que foi vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo 2017 e agora é relançado pela HarperCollins. Para escrever o livro, passou um ano na Alemanha pesquisando os contos. Entre 2018 e 2019, foi pesquisadora de política e gênero na Universidade Livre de Berlim. Também foi coautora de Felicidade tem cor (2016) e Glück: o que um ano sabático nos ensinou sobre a felicidade (2018).
Livros relacionados