
Nessa pequena obra-prima ambientada na Havana do início da década de 1930, os protagonistas conhecem uns aos outros, mas desconhecem a trama diabólica que os une. Expoente máximo da prosa erudita e elegante do cubano Alejo Carpentier, esta novela breve nada tem de singela. Pelo contrário: seus desdobramentos, implicações e alusões são inúmeros e escondem significados que somente a melhor literatura é capaz de engendrar. O cerco — cuja ação, que dura pouquíssimas horas, se desenrola em uma Havana mergulhada na incerteza após a queda do ditador Gerardo Machado em 1933 — apresenta dois personagens que à primeira vista não têm qualquer relação. Um deles, encarregado da bilheteria de um teatro, é aficionado por música e antagonista dos ricos incultos que frequentam os concertos. Outro, ex-integrante das fileiras da luta comunista, é um desgarrado que procura desesperadamente…
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (13 julho 2023); Páginas: 136 páginas; ISBN-13: 978-6559215690; ASIN: B0C4Z3B749
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: ALEJO CARPENTIER nasceu em 1904, foi um escritor, músico e jornalista cubano de origem franco-suíça. Viveu longos períodos na França e na Venezuela. Retornou a Cuba em 1959, com a vitória da Revolução. Recebeu o Prêmio Miguel de Cervantes no ano de 1977. Dele, a Companhia das Letras publicou O século das luzes e Concerto barroco. Carpentier morreu em 1980, em Paris, e foi enterrado em Havana, Cuba.