Livro ‘Montevidéu’ por Enrique Vila-Matas

"Montevidéu" é um romance que explora a fusão entre real e imaginário, inspirado por um conto de Julio Cortázar. O protagonista viaja em busca de portas como símbolos de passagem entre realidades, buscando inspiração para voltar a escrever após a morte do pai e o abandono da literatura.

Do premiado autor de Bartleby e companhia, Montevidéu é um tratado sobre como o real e o imaginário podem se mesclar até o ponto em que se tornam uma coisa só. “Um dia irei a Montevidéu e procurarei o quarto do segundo andar no hotel Cervantes, e será uma viagem real ao lugar exato do fantástico, talvez o lugar exato da estranheza”, escreve o narrador deste romance, após ler o célebre conto de Julio Cortázar, “A porta condenada”, em que num quarto de hotel na capital uruguaia uma porta parece separar o mundo real do da ficção. Depois da morte do pai e ao abandonar de vez a literatura, o protagonista deste livro se torna obcecado por imagens de portas ― e tudo o que carregam como sinais de passagem e trânsito entre realidades distintas. Ao se deslocar por cidades como Paris, Reykjavik, Cascais, St. Gallen e Bogotá, o que busca o narrador, mesmo sem saber, é o impulso necessário para voltar a escrever…

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (11 outubro 2023); Páginas: ‎240 páginas; ISBN-13: 978-8535935653; ASIN: B0CH1X8DR6

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: ENRIQUE VILA-MATAS nasceu em Barcelona, em 1948. Autor de diversos títulos que incluem romances, contos e ensaios, sua obra recebeu importantes prêmio, como o Herralde, o Médicis e o Rómulo Gallegos, e foi traduzida para mais de 35 idiomas. Entre seus principais livros estão Bartleby e companhia, Mac e seu contratempo (ambos publicados pela Companhia das Letras), História abreviada da literatura portátil, Doutor Pasavento, Suicídios exemplares e O mal de Montano.


Tags: , ,