Obra literária obrigatória para o vestibular da UFRGS 2025, Os Supridores oferece aos leitores uma imersão aprofundada no universo do autor através das crônicas reunidas neste volume. Originalmente publicadas na revista digital Parêntese, essas crônicas revisitam um dos gêneros mais tradicionais da literatura brasileira, enriquecendo-o com a visão singular do autor. Combinando lirismo e uma observação acurada do cotidiano, os textos oferecem um retrato vívido e sem retoques da vida dos trabalhadores da periferia do sul do país.
Editora: Todavia; 1ª edição (6 outubro 2021); Páginas: 280 páginas; ISBN-10: 6556921939; ISBN-13: 978-6556921938; ASIN: B09GHRJ7DQ
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: José Falero, escritor brasileiro nascido em 1987 em Porto Alegre, é autor da coletânea de contos “Vila Sapo” (2019) e do romance “Os Supridores” (2020). Começou a escrever aos 20 anos, incentivado pela irmã a ler “Besta-Fera”. Em suas obras, aborda temas como violência policial, questões sociais e inspira-se em autores como Karl Marx. Seu livro de crônicas “Mas em que Mundo Você Vive?” (2021) trata de racismo, pobreza e injustiças trabalhistas. Falero ganhou o Prêmio AGES de Livro do Ano em 2021 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2022. Instagram @jzfalero
Resenha: “Mas em que mundo tu vive?” por José Falero
Um mergulho na vida cotidiana do sul do Brasil
José Falero nos convida a uma jornada pelas paisagens e costumes do sul do Brasil em “Mas em que mundo tu vive?”. Através de crônicas perspicazes e bem-humoradas, o autor retrata a vida cotidiana da região, revelando um olhar atento e sensível para as nuances da cultura local.
Personagens cativantes e situações inusitadas
Com uma prosa ágil e envolvente, Falero nos apresenta personagens memoráveis, como o Seu Manoel e a Dona Zulmira, que capturam a essência da cultura e dos costumes da região. As situações inusitadas vividas por esses personagens nos convidam a refletir sobre a importância das relações interpessoais e do senso de comunidade.
Um olhar sensível para as nuances da vida cotidiana
Seus textos, ora líricos, ora satíricos, abordam temas como a desigualdade social, a política, a religião e as relações familiares. Através de suas crônicas, Falero nos convida a olhar para o cotidiano com novos olhos, a apreciar a beleza das pequenas coisas e a refletir sobre os desafios e as alegrias da vida.
Autenticidade e originalidade na linguagem regional
Um dos pontos altos do livro é a forma como o autor utiliza a linguagem regional, incorporando expressões e gírias típicas do sul do Brasil. Essa imersão na cultura local permite que o leitor se conecte de forma mais profunda com as histórias e personagens apresentados.
Uma celebração da cultura e da identidade do sul do Brasil
Em suma, “Mas em que mundo tu vive?” é um livro que celebra a cultura e a identidade do sul do Brasil, ao mesmo tempo em que nos convida a refletir sobre questões universais que tocam a todos nós. Com sua prosa envolvente e personagens cativantes, José Falero nos presenteia com uma obra que nos faz rir, pensar e, acima de tudo, apreciar a beleza da vida cotidiana.