
Em Manifesto Antimaternalista, Vera Iaconelli faz uma crítica contundente à ideologia que responsabiliza exclusivamente as mulheres pelo cuidado das novas gerações. Psicanalista e especialista em parentalidade, ela propõe uma leitura política do trabalho reprodutivo, essencial à sociedade, mas naturalizado e invisibilizado. Revisitando Freud, Lacan e Winnicott, e incorporando estudos de gênero, raça e neoliberalismo, Iaconelli diferencia gestar, assumir o parentesco e cuidar, destacando que a experiência da parentalidade é atravessada por classe, gênero, raça e idade. Sem homogeneizar a categoria “mulher”, o livro aponta que o cuidado é uma questão política central e que a psicanálise é uma ferramenta potente para compreender e transformar essas dinâmicas sociais.
Editora: Zahar; 1ª edição (15 setembro 2023); Páginas: 256 páginas; ISBN-13: 978-6559791309; ASIN: B0CBNL6GN9
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Vera Iaconelli é psicanalista, doutora em Psicologia pela USP, colunista da Folha de S.Paulo e fundadora do Instituto Gerar. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Escola do Fórum do Campo Lacaniano de SP. Autora de O Mal-estar na Maternidade, Criar Filhos no Século XXI, Manifesto Antimaternalista (2023) e Felicidade Ordinária (2024), também coorganizou a coleção Parentalidade & Psicanálise.
Resumo: Vera Iaconelli critica a ideologia que impõe às mulheres o cuidado das novas gerações, destacando a dimensão política da parentalidade e propondo a psicanálise como ferramenta de transformação social.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Tomara que você seja deportado' por Jamil Chade
Livro 'Desde Fanon' por Deivison Mendes Faustino & ...
Livro 'Triste Tigre' por Neige Sinno