Afirmar que “Exu não é o Diabo” é muito certo, fácil, tranquilo e claro para todos que conhecem Exu Orixá ou entidade, também considerado guia, guardião, amigo e mestre. No entanto, nesse contexto, não basta dizer quem é Exu, mostrá-lo, revelá-lo ou desmistificá-lo. É preciso questionar, também, quem é ou o que é Diabo. Da mesma forma que as pessoas acham que sabem quem é Exu, também acham que sabem quem é Diabo. No campo dessa ciência nada exata chamada “achologia”, a base fundamental é a ignorância, mãe do preconceito, de onde surgem as definições, associações e ligações mais absurdas e até mesmo ridículas. No fundo, a grande maioria das pessoas não sabe nem quem é Exu e muito menos quem é ou o que é “Diabo”. Quando um grande número de pessoas passa a crer em algo, por mais que esteja errado, aquilo passa a ser considerado certo no conceito popular, no “senso comum”…
Editora: Madras Editora; 1ª edição – BROCHURA (20 dezembro 2022); Páginas: 192 páginas; ISBN-10: 6556200182; ISBN-13: 978-6556200187; ASIN: B09VYG11PC
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Alexandre Cumino é cientista da Religião, bacharelado pela UNICLAR, diretor da AUEESP (Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo), médium de Umbanda atuante, sacerdote de Umbanda Sagrada, responsável pelo Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca.olegiopenabranca.com.br), onde ministra de forma presencial o curso de “Desenvolvimento Mediúnico – Incorporação na Umbanda”, “Preparação Sacerdotal na Umbanda Sagrada”, “Magia de Pemba” e “Magia Divina”.