Do socialismo utópico ao socialismo científico é uma das exposições mais simples e claras já realizadas da teoria socialista de Friedrich Engels e Karl Marx. Em três capítulos concisos, Engels aponta a distinção entre o método científico do marxismo e os pensamentos socialistas anteriores. A primeira parte da obra é dedicada ao socialismo utópico, ainda focado na mudança de mentalidade para a superação das relações de produção sem considerar as bases materiais para que essa mudança ocorra. O segundo capítulo aponta a importância da dialética, que permite uma interpretação dos movimentos e transformações da natureza. Por fim, o autor apresenta sua visão materialista da história, com embasamento econômico, descrevendo o funcionamento do capitalismo. Publicado em 1880, Do socialismo utópico ao socialismo científico foi uma importante resposta aos movimentos divisionistas…
Editora: Edipro; Edição de Bolso (20 novembro 2022); Páginas: 96 páginas; ISBN-10: 6556600954; ISBN-13: 978-6556600956; ASIN: B00AG5EX6Q
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Friedrich Engels (1820-1895), foi um teórico revolucionário alemão que com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital. Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas. Edmilson Costa é doutor em Economia pela Unicamp, com pós-doutorado em Globalização e Capitalismo Contemporâneo pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da mesma instituição. É autor de Reflexões sobre a crise brasileira (Editora Ciências Revolucionárias, 2020), A crise econômica mundial, a globalização e o Brasil (Edições ICP, 2013), A globalização e o capitalismo contemporâneo (Expressão Popular, 2008), Um projeto para o Brasil (Tecno-científica, 1998), A política salarial no Brasil (Boitempo, 1997) e Imperialismo (Global, 1996), além de diversos artigos publicados em revistas e sites nacionais e internacionais. É o atual secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB).