Em Despertemos!, o filósofo e sociólogo Edgar Morin reflete sobre o mundo atual e refaz a história das ondas reacionárias que afetaram a França. Neste livro-manifesto, Morin faz um apelo às consciências para evitarmos viver como se estivéssemos anestesiados em um sonambulismo geral. Autor de diversas obras de filosofia e sociologia, Edgar Morin é um dos maiores pensadores do século XX. Aos 101 anos, continua atento à história que estamos vivendo, sempre defendendo um mundo mais humano. Na reunião de ensaios Despertemos!, Morin reflete sobre um mundo em perigo, que o mantém alerta. O filósofo ressalta o fato de vivermos no descuido diante dos desastres do mundo, sejam as guerras, a crise climática ou a miséria dos povos. Em um contexto político cada vez mais de extrema direita, o lutador da resistência publica este pequeno manifesto que visa a reumanizar e a devolver convivialidade à nossa vida…
Editora: Bertrand; 1ª edição (27 março 2023); Páginas: 61 páginas; ISBN-10: 6558381664; ISBN-13: 978-6558381662; ASIN: B0BSG3C2Q4
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Edgar Morin nasceu em Paris em 1921. Filho de judeus espanhóis, sua adolescência foi marcada pela ascensão do nazismo, pelos processos de Moscou e pela marcha em direção à guerra. Aos vinte, durante a ocupação de Paris pelos nazistas, adere ao Partido Comunista – do qual seria expulso em 1951 por suas posições antistalinistas – e à Resistência Francesa. Após a guerra, entra para o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo. Formado em Direito, História e Geografia, é autor de inúmeras obras de Filosofia e Sociologia, como A cabeça bem-feita, Ciência com consciência, Conhecimento, ignorância, mistério, Lições de um século de vida entre outros publicados pela Bertrand Brasil.
Livros relacionados