A palavra “cultura”, é de origem francesa e surgiu no século XIV com o termo couture. O termo se referia à cultura de alimentos, à lavoura e ao cultivo de animais. Estava relacionado ao processo de cuidar de algo que necessitava de atenção, cuidado, capricho e paciência para respeitar o tempo até a colheita. De acordo com o Raymond Williams, a partir do século XVI, na Inglaterra, a palavra culture aparece em textos ingleses com o sentido de desenvolvimento humano. No século XVIII, autores alemães passaram a ampliar o sentido da palavra “cultura”, kultur para um conceito coletivo, como contexto de civilização. Johann G. Herder: “a própria ideia de uma cultura europeia superior é um insulto à natureza” (1774). No mundo corporativo, o termo “cultura” passa a ser publicado pela primeira vez na década de 1960, com o trabalho do psicólogo Edgar Schein, em seu livro Organizational psychology: “[…]…
Editora: Alta Books; Nova edição (25 novembro 2022); Páginas: 224 páginas; ISBN-10: 655520706X; ISBN-13: 978-6555207064; ASIN: B0BHLH2CMP
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: JOÃO CORDEIRO tem uma história de mais de 25 anos de pesquisa e desenvolvimento profissional, é especialista em palestras e workshops, mas mais que isso, João Cordeiro é um evangelista da Accountability. DÉBORA ZONZINI por sua vez, é uma especialista em Administração de Recursos Humanos formada pela FGV que acredita que devemos enfrentar desafios com desenvoltura e leveza.