Lançada no mês e no ano em que se completam cem anos da Marcha sobre Roma, fato que simboliza o início do fascismo, a nova obra do jurista Alysson Leandro Mascaro é um estudo do fascismo pelo prisma marxista, em que o autor sistematiza as variadas análises e interpretações sobre o nazifascismo, apontando as diferenças entre as leituras liberais, as voluntaristas e as do marxismo. A proposta é organizar uma teoria geral crítica a respeito desse movimento, com base em um trajeto de reflexões que vem do século XX até os dias de hoje, teoria que se faz necessária diante das contradições capitalistas do presente. Composta de sete capítulos, a obra começa apresentando as teorias críticas do fascismo, mostrando suas filiações filosóficas e políticas, suas proximidades e diferenças. No segundo capítulo, trata dos debates marxistas a respeito do caso alemão…
Editora: Boitempo; 1ª edição (16 outubro 2022); Páginas: 160 páginas; ISBN-10: 6557171771; ISBN-13: 978-6557171776; ASIN: B0BFMBD2LZ
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Alysson Leandro Mascaro é jurista e filósofo do direito brasileiro. É doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), além de fundador e professor emérito de muitas instituições de ensino superior. Pela Boitempo, publicou Crise e Pandemia (2020), Crise e golpe (2018) e Estado e forma política (2013).