Livro ‘Caminhando com os Mortos’ por Micheliny Verunschk

Em um Brasil marcado pelo fanatismo, uma mulher é queimada viva em um ritual religioso. Vencedor do Oceanos 2024, o romance denuncia o ódio às mulheres e minorias sob o véu da fé.

Em Caminhando com os mortos, romance vencedor do Prêmio Oceanos 2024, Micheliny Verunschk — autora de O som do rugido da onça, vencedor do Jabuti — narra um crime brutal: em uma pequena cidade do interior do Brasil, uma mulher é queimada viva num ritual religioso para “purificá-la”. Desde a chegada de uma comunidade evangélica à região, atos violentos como esse se tornam frequentes. A trama se desenvolve a partir da voz de uma narradora que tenta reconstruir os fatos, enquanto enfrenta seus próprios traumas e a ausência de um grande amigo. Com estilo fragmentado e profundo, Verunschk constrói um romance inquietante sobre intolerância, violência de gênero e fanatismo, revelando como o ódio às mulheres e às minorias atravessa os tempos sob o disfarce da fé.

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (2 junho 2023); Páginas: ‎144 páginas; ISBN-13: 978-6559214044; ASIN: B0C2679LD4

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Micheline Verunschk (Recife, 1972) é escritora e historiadora, autora de romances, contos e poesias. Venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida (2014) e o Prêmio Jabuti de melhor romance com O som do rugido da onça (2021), obra também finalista do Oceanos. Em 2024, conquistou o Prêmio Oceanos com Caminhando com os mortos (2023). Seu romance mais recente é Depois do trovão (2025), publicado pela Companhia das Letras.

Resumo: Em um Brasil marcado pelo fanatismo, uma mulher é queimada viva em um ritual religioso. Vencedor do Oceanos 2024, o romance denuncia o ódio às mulheres e minorias sob o véu da fé.

Tags: , ,