Trata-se de uma coletânea de 12 contos que remontam o período da escravidão, a partir da perspectiva de mulheres, crianças, homens e velhos escravizados, e narram como eles resistiram com amor, raiva, humor, esperança, vitalidade e planos de liberdade a esse duro processo. Uma mistura de ficção e memória, tendo como arquétipos a oralidade, a poesia e a musicalidade ancestral africana, reescrevendo o passado, através do ponto de vista de personagens negligenciados pela história oficial.
Editora: Pallas Editora (16 novembro 2022); Páginas: 62 páginas; ISBN-10: 6556020915; ISBN-13: 978-6556020914; ASIN: B0BMQJWZGT
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Teresa Cárdenas é escritora, atriz, contadora de história e assistente social. É membro da Associação de Escritores da União de Escritores e Artistas de Cuba. Recebeu inúmeros prêmios que a credenciam como uma das vozes mais relevantes da literatura cubana. Entre os livros de destaque estão Cartas para a minha mãe e Cachorro velho (Prêmio Casa de las Américas, 2005) publicados em Cuba, Canadá, Estados Unidos, Suécia, Coreia do Sul e no Brasil pela Pallas Editora. Suas histórias fazem parte de diferentes antologias; e sua obra é referência para ensaios literários e teses universitárias em Cuba, Estados Unidos, Colômbia, Venezuela e Brasil. Teresa, que já participou de festivais literários em diversos países, mora em Havana e tem três filhos.