
As margens e o ditado reúne ensaios nos quais Elena Ferrante, uma das autoras mais influentes da atualidade, reflete sobre seu processo criativo, a formação como escritora e o papel das mulheres na literatura. A partir de suas palestras nas Umberto Eco Lectures e de um texto escrito para a Conferência de Italianistas, Ferrante discute temas como a “língua ruim”, o apagamento das vozes femininas na tradição literária e a tensão entre ordem e caos em sua escrita. Dialogando com autoras como Emily Dickinson e Ingeborg Bachmann, propõe uma “fusão do talento feminino”. Ao revelar bastidores da criação de personagens como Lenù e Lila, ela lança luz sobre os conflitos que atravessam obras como A filha perdida e a Tetralogia Napolitana. Com sutileza e potência, Ferrante oferece aos leitores uma imersão íntima em sua escrita, transformando reflexões pessoais em uma crítica literária profunda e inspiradora.
Editora: Intrínseca; 1ª edição (4 janeiro 2023); Páginas: 128 páginas; ISBN-10: 6555603704; ISBN-13: 978-6555603705; ASIN: B0BPMZS1G8
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Elena Ferrante é o pseudônimo de uma das mais importantes escritoras contemporâneas, nascida na Itália em 1943. Embora mantenha sua identidade em anonimato, sua obra conquistou reconhecimento mundial. É autora de Um amor incômodo, A filha perdida, Dias de abandono, A vida mentirosa dos adultos, do infantil Uma noite na praia e da não ficção Frantumaglia, todos publicados pela Intrínseca, além da aclamada Tetralogia Napolitana, que a consagrou como um dos grandes nomes da literatura do século XXI. Em 2021, recebeu o prêmio Belle van Zuylen e o Sunday Times de Excelência Literária.