Livro de ensaios de uma das autoras mais prestigiosas da atualidade revela detalhes de seu processo criativo e traça paralelos entre importantes vozes femininas da literatura mundial. Em 2020, a The Oprah Magazine descreveu a amada e prestigiada romancista italiana Elena Ferrante como “um oráculo entre os autores”. Nos breves ensaios reunidos em As margens e o ditado, a autora fala sobre a própria jornada como leitora e escritora e oferece um raro olhar sobre as origens de seus caminhos literários. Escreve a respeito de suas influências, lutas e sua formação intelectual, descreve os perigos do que ela chama de “língua ruim” e sugere maneiras pelas quais a tradição há muito excluiu a voz das mulheres. Partindo de suas brilhantes reflexões a respeito dos trabalhos de Emily Dickinson, Gertrude Stein, Ingeborg Bachmann e outras, Ferrante propõe, então, uma fusão do talento feminino. Ao discorrer sobre o tênue equilíbrio entre seu gosto por limites e organização…
Editora: Intrínseca; 1ª edição (4 janeiro 2023); Páginas: 128 páginas; ISBN-10: 6555603704; ISBN-13: 978-6555603705; ASIN: B0BPMZS1G8
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: A italiana Elena Ferrante é autora de A vida mentirosa dos adultos, Um amor incômodo, A filha perdida, do infantil Uma noite na praia e da não ficção Frantumaglia, todos publicados pela Intrínseca, além de Dias de abandono e dos volumes da Tetralogia Napolitana, que a consagrou como uma das mais importantes escritoras contemporâneas. Em 2021, ela recebeu o prêmio Belle van Zuylen do Festival Internacional de Literatura de Utrecht pelo conjunto de sua obra e o prêmio Sunday Times de Excelência Literária.