
Tradução direta do grego de um dos diálogos mais importantes da filosofia clássica. Livro fundamental para compreensão da filosofia platônica. Considerado na antiguidade o melhor texto de introdução à filosofia de Platão, Alcibíades I se constrói como uma resposta ao mais conhecido aforismo do oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”. Ao saber que o belo Alcibíades quer se tornar político, Sócrates utiliza seu método investigativo para definir o que seria o conhecimento de si e como essa virtude poderia ajudar o jovem a levar uma vida mais feliz e relevante – levantando, assim, questões éticas e políticas fundamentais para a sociedade. Esta nova edição, com tradução direta do grego, inclui um ensaio introdutório de Julia Annas, uma das maiores especialistas do mundo na obra de Platão.
Editora: Penguin; 1ª edição (26 janeiro 2022); Páginas: 296 páginas; ISBN-13: 978-8582852439; ASIN: B09NL7M9KW
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Platão (c. 427-347 a.C.) foi um dos mais influentes filósofos da Antiguidade, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Seu pensamento estabeleceu as bases da tradição intelectual ocidental, abordando temas como ética, política, metafísica e epistemologia. Em uma data incerta do século IV a.C., fundou a Academia de Atenas, a primeira instituição permanente dedicada ao ensino e à pesquisa filosófica, considerada o protótipo das universidades modernas. Suas obras, escritas em forma de diálogos, exploram questões fundamentais da existência, com destaque para A República, O Banquete e Fedon. A influência de Platão perdura até hoje, moldando o pensamento filosófico, político e educacional.
Resumo: Alcibíades I é um diálogo de Platão onde Sócrates ensina ao jovem Alcibíades a importância do autoconhecimento para a política e a ética. Com nova tradução do grego, esta edição inclui um ensaio introdutório de Julia Annas.