Um novo olhar sobre um dos eventos mais conhecidos e estudados da história. De acordo com a historiografia ocidental, a Primeira Cruzada teria sido uma expedição militar e religiosa incitada pelo papa Urbano II com o intuito de liberar Jerusalém da crescente ameaça do Islã. O evento teria culminado em julho de 1099, quando da libertação da Terra Santa por milhares de cavaleiros da Europa Ocidental. Mas será que seu verdadeiro catalizador foi Roma? Diferentemente da maior parte dos estudiosos da Primeira Cruzada, que costumam focar no papado e nos guerreiros do Ocidente, Peter Frankopan dirige o olhar para os acontecimentos do Oriente, em particular de Constantinopla, sede do Império Bizantino cristão. O resultado é revelador: o imperador Aleixo I Comneno foi quem, em 1095, incitou a cruzada ao solicitar apoio do papa para defender seu reinado dos turcos…
Editora: Crítica; 1ª edição (4 novembro 2022); Páginas: 352 páginas; ISBN-10: 6555358483; ISBN-13: 978-6555358483; ASIN: B0BGMLVQDR
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Peter Frankopan é professor da Universidade de Oxford e autor best-seller, seus livros fazem muito sucesso no mundo todo. Ele é um intelectual pop que escreve frequentemente em jornais, revistas e nas mídias sociais refletindo sobre temas atuais a luz do passado.