O icônico ensaio que inspirou de Mahatma Gandhi a Martin Luther King Jr. e consolidou a transgressão da lei como estratégia de resistência. Quando passou vinte e quatro horas encarcerado em Concord, Massachusetts, por recusar-se a pagar seus impostos, Henry David Thoreau talvez não imaginasse que entraria para o panteão dos filósofos e cientistas políticos mais importantes da história. Em um cenário em que os Estados Unidos mantinham as engrenagens escravocratas a todo vapor, enquanto enviavam soldados para a morte na Guerra do México, Thoreau escolheu rebelar-se contra as práticas injustas do governo ao recusar-se a sustentá-lo. A dívida era de apenas um dólar e cinquenta centavos, mas a ideia que o filósofo inaugurava era de magnitude imensurável: nem toda lei é justa e…
Editora: Antofágica; Primeira edição (8 setembro 2022); Páginas: 224 páginas; ISBN-10: 6586490626; ISBN-13: 978-6586490626; ASIN: B0B92NL9D6
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Henry David Thoreau nasceu em Concord, em 1817, e foi autor, poeta, naturalista, pesquisador, historiador, filósofo e transcendentalista. Aos 27, rompeu com boa parte das regras sociais e foi morar no meio da floresta. Profundamente interessado na ideia de sobrevivência face a contextos hostis, mudança histórica, e decadência natural, Thoreau foi um notório abolicionista, realizando leituras públicas a favor da causa. Seu ensaio mais famoso, A desobediência civil, influenciou pensadores como Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr. e Tolstói. Thoreau morreu na mesma Concord, em 1862.