Livro ‘Suttree’ por Cormac McCarthy

Em Suttree, Cormac McCarthy narra a vida de um homem que troca o conforto pela marginalidade nos anos 1950, vivendo às margens do rio Tennessee entre párias sociais, em um retrato poético e brutal da busca por sentido.

Publicado em 1979 após duas décadas de trabalho, Suttree, de Cormac McCarthy, é um romance semiautobiográfico que acompanha quatro anos na vida de Cornelius Suttree, homem que abandona o conforto da classe média para viver numa casa flutuante no rio Tennessee, nos arredores de Knoxville, nos anos 1950. Sobrevivendo da pesca e cercado por prostitutas, ex-presidiários, bêbados e párias, ele percorre um cenário de degradação urbana e busca por sentido num mundo indiferente. Com linguagem rica e poética, McCarthy mistura melancolia, brutalidade e humor, compondo um retrato intenso da vida à margem e revelando a grandeza moral que pode surgir nos lugares mais sombrios, ecoando mestres como Faulkner, Melville e Steinbeck.

Editora:Editora Alfaguara – 16 setembro 2025; Páginas: ‎560 páginas; ISBN: 978-8556522757; ASIN: B0FHQRL7ZL

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Cormac McCarthy (1933–2023), nascido Charles Joseph McCarthy Jr. em Providence, cresceu no Tennessee e serviu na Força Aérea antes de dedicar-se à escrita. Autor de 12 romances, entre eles Meridiano de sangue, O Passageiro e a Trilogia da Fronteira, é conhecido por seu estilo único e retratos intensos de violência e marginalidade. Recluso e avesso a entrevistas, teve obras traduzidas para dezenas de idiomas e adaptadas ao cinema, como Onde os Velhos Não Têm Vez, vencedor do Oscar de Melhor Filme. Morreu aos 89 anos, em Santa Fé.

Resumo: Em Suttree, Cormac McCarthy narra a vida de um homem que troca o conforto pela marginalidade nos anos 1950, vivendo às margens do rio Tennessee entre párias sociais, em um retrato poético e brutal da busca por sentido.

Tags: ,