
O livro Desde Fanon, organizado por Deivison Faustino e Muryatan Barbosa, reúne seis capítulos que analisam e atualizam o pensamento do psiquiatra e revolucionário martinicano Frantz Fanon (1925–1961), com foco nas inter-relações entre capitalismo, racismo e colonialismo. A coletânea é estruturada de forma coerente: os dois primeiros capítulos abordam interpretações teóricas do autor; os dois seguintes aplicam essas leituras a temas como a tortura colonial em Moçambique e o mal-estar psíquico; e os dois últimos discutem Fanon sob a ótica de Homi Bhabha e da tecnologia digital. Os autores destacam a atualidade da teoria fanoniana diante de eventos como a limpeza étnica na Palestina e os conflitos pelo cobalto no Congo. Um dos trechos enfatiza a dialética do reconhecimento como essencial à formação do sujeito, sempre em relação contraditória com o outro.
Editora: Boitempo Editorial – 18 agosto 2025; Páginas: 176 páginas; ISBN: 978-6557174968; ASIN: B0FJSNQ2Z7
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Deivison Faustino é doutor em sociologia e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem experiência com pesquisa, ensino e extensão nos temas capitalismo, colonialismo e racismo; pensamento antirracista; tecnologias digitais e sociedade; relações raciais e saúde e saúde digital. É autor de inúmeros livros e artigos sobre Frantz Fanon. Pela Boitempo publicou Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana (com Walter Lippold, 2023). Muryatan S. Barbosa é doutor em História e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). É autor dos livros Guerreiro Ramos e o personalismo negro (Paco, 2015) e A razão africana: breve história do pensamento africano contemporâneo (Todavia, 2020), pela qual ganhou o Prêmio Jabuti.
Resumo: Desde Fanon analisa e atualiza o pensamento de Frantz Fanon em seis capítulos que exploram temas como racismo, colonialismo, subjetividade e tecnologia, destacando a atualidade de sua teoria.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Tomara que você seja deportado' por Jamil Chade
Livro 'Triste Tigre' por Neige Sinno
Livro 'Só sei que foi assim' por Octávio Santiago