Livro ‘Só sei que foi assim’ por Octávio Santiago

Só sei que foi assim, de Octávio Santiago, revela como o preconceito contra o Nordeste foi criado por interesses políticos e culturais, analisando sua história, a ditadura e obras literárias, propondo um novo olhar antirracista.

Só sei que foi assim: A trama do preconceito contra o povo do Nordeste, de Octávio Santiago, é uma obra acessível que examina como o estereótipo negativo do Nordeste — associado a atraso, miséria e ignorância — foi construído historicamente. Resultado de sua pesquisa de doutorado na Universidade do Minho, o livro revela que esse preconceito tem raízes em interesses políticos, econômicos e simbólicos, e perdura no imaginário brasileiro. Santiago traça a trajetória desse preconceito desde a fundação do Brasil, analisa a influência da ditadura militar e discute representações em obras literárias e telenovelas, de autores como Euclides da Cunha e Clarice Lispector. Este manual antirracista propõe um novo olhar para o Nordeste e contribui para repensar o país.

Editora:Editora Autêntica – 9 maio 2025; Páginas: ‎273 páginas; ISBN: 978-6559285730; ASIN: B0F4Z6BMSR

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Octávio Santiago é jornalista, mestre em Comunicação e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal. Especialista em estudos culturais, mídia e identidade, dedica sua pesquisa à representação social do Nordeste no Brasil, explorando as dinâmicas e narrativas que envolvem a região no contexto nacional.

Resumo: Só sei que foi assim, de Octávio Santiago, revela como o preconceito contra o Nordeste foi criado por interesses políticos e culturais, analisando sua história, a ditadura e obras literárias, propondo um novo olhar antirracista.

Tags: ,