Livro ‘O Bom Mal’ por Samanta Schweblin

Samanta Schweblin apresenta seis contos inquietantes em que o cotidiano é rompido pelo insólito. Personagens à margem vivem tragédias sutis, revelando que o mal, às vezes, é um bem necessário.

Nesta coletânea de contos inéditos, Samanta Schweblin reafirma seu domínio da narrativa breve com seis histórias que já nascem clássicas. Personagens vulneráveis enfrentam situações inquietantes que irrompem na rotina, transformando irreversivelmente suas vidas. Influenciada por Poe, Schweblin constrói atmosferas densas e premonitórias, nas quais o familiar se torna estranho e revela a fragilidade do real. Os contos destacam figuras geralmente à margem da literatura, como animais, mulheres mais velhas e indivíduos desajustados, sem cair no sociologismo. As tramas, permeadas por culpa, luto, amor e saudade, mostram como o insólito desorganiza a vida cotidiana. Assim, como sugere o título, O mal é um bem necessário — e, nas mãos de Schweblin, até a bondade pode esconder algo sombrio.

Editora:Editora ‏Fósforo – junho 2025; Páginas: ‎288 páginas; ISBN: 978-6560000988; ASIN: B0D2QD4DT6

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Samanta Schweblin nasceu em Buenos Aires em 1978 e vive em Berlim desde 2012. Vencedora de prêmios como Juan Rulfo, Casa de las Américas e National Book Award, Samanta Schweblin é autora dos volumes de contos Pássaros na boca e Sete casas vazias (Fósforo, 2022), além dos romances Distância de resgate (Fósforo, 2024) — adaptado para o cinema — e Kentukis (Fósforo, 2021), ambos finalistas do International Booker Prize. Sua obra já foi traduzida para mais de quarenta idiomas.

Resumo: Samanta Schweblin apresenta seis contos inquietantes em que o cotidiano é rompido pelo insólito. Personagens à margem vivem tragédias sutis, revelando que o mal, às vezes, é um bem necessário.

Tags: ,