Livro ‘Uma delicada coleção de ausências’ por Aline Bei

Em um lar marcado por silêncios e afeto, três gerações de mulheres convivem com traumas, cuidado e amor. Aline Bei retrata dores herdadas e a força feminina para romper ciclos e recomeçar.

Em Uma delicada coleção de ausências, Aline Bei retoma temas como maternidade, infância e laços familiares através da história de três gerações de mulheres: Laura, a neta; Margarida, a avó; e Filipa, a bisavó. Laura vive com Margarida em uma casa simples, onde compartilham amor e afeto, apesar da ausência da mãe da menina. Quando Filipa, mãe de Margarida, se muda para a casa após perder seu lar, a dinâmica entre elas muda drasticamente. A atenção de Margarida se volta à mãe, deixando Laura solitária e confusa. Já Margarida, sobrecarregada, encontra apoio em Camilo, um amigo da feira onde lê mãos para sustentar a família. Em meio a tarefas, traumas e memórias, Aline Bei retrata com sensibilidade o cotidiano de mulheres marcadas por dores que atravessam gerações, mas também por uma força silenciosa capaz de transformar afetos e romper ciclos de sofrimento. Um romance comovente sobre vínculos, silêncios e resistência.

Editora:Companhia das Letras – 10 junho 2025; Páginas: ‎288 páginas; ISBN: 978-8535942446; ASIN: B0F85YP2G2

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro-Escola Célia Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-Rio. Autora de O peso do pássaro morto (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Toca), Pequena coreografia do adeus (finalista do Prêmio Jabuti) e Uma delicada coleção de ausências (2025), todos publicados pela Companhia das Letras. Atuou como colunista e editora em sites culturais, e participou de eventos literários no Brasil e no exterior, como a Feira Internacional de Guadalajara, Primavera Literária da Sorbonne e Bienais do Livro.

Resumo: Em Uma delicada coleção de ausências, Aline Bei narra o encontro de três gerações de mulheres marcadas por traumas, afetos e silêncios, em uma casa onde maternidade, cuidado e dor se entrelaçam.

Tags: ,