Livro ‘Uma história da velhice no Brasil’ por Mary Del Priore

Mary Del Priore revela, em Uma história da velhice no Brasil, como a sociedade tratou os idosos ao longo dos séculos, entre respeito e exclusão, e propõe reflexões sobre envelhecer com dignidade hoje.

Em Uma história da velhice no Brasil, a historiadora Mary Del Priore traça um panorama rico e instigante sobre como os idosos foram vistos e tratados ao longo da história brasileira — do período colonial até os dias atuais. Através de pesquisa documental profunda, a obra mostra como a velhice já foi sinônimo tanto de sabedoria e respeito quanto de exclusão e abandono, revelando como essas visões foram moldadas por valores religiosos, médicos, culturais e sociais. A autora revisita tradições indígenas, o papel da Igreja e os desafios do envelhecimento populacional contemporâneo, desconstruindo mitos e trazendo à tona histórias esquecidas. Mais que um estudo histórico, o livro provoca reflexões sobre o envelhecer com dignidade e a forma como a sociedade trata seus idosos hoje. Uma leitura essencial em tempos de crescente longevidade, que convida a pensar um futuro mais empático e inclusivo.

Editora:Vestígio; 1ª edição (10 abril 2025); Páginas: ‎320 páginas; ISBN: 978-6560020917; ASIN: B0DYPHMT63

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Mary Del Priore é uma das maiores historiadoras do Brasil, autora de mais de 50 livros sobre a História do Brasil e vencedora de mais de 20 prêmios, incluindo três Jabutis. É especialista em temas como história da mulher, da família, da sexualidade e da infância, além da história da intimidade e da família imperial brasileira. Atua como consultora para cinema e TV, colaborando com diretores como Daniela Thomas e Murilo Salles, e apresenta o programa Rios de História na rádio CBN. Professora convidada do PUCRS Online, participa de cursos nas áreas de Ciências Humanas, Direitos Humanos, Educação e Neurociência.

Resumo: Mary Del Priore revela, em Uma história da velhice no Brasil, como a sociedade tratou os idosos ao longo dos séculos, entre respeito e exclusão, e propõe reflexões sobre envelhecer com dignidade hoje.

Tags: ,