
Meio Século de Amizades, Resistência e Luta Numa Vila Carioca. O grito da Ipiranga, de Luiz Nascimento, ex-diretor do Fantástico, narra a trajetória de um grupo de jovens unidos por sonhos e ideais nos anos 1960, em uma casa de vila na Rua Ipiranga, em Laranjeiras (RJ). Entre festas, música e planos, construíram uma amizade que os sustentaria durante os anos sombrios da ditadura militar iniciada em 1964. Envolvidos com o movimento estudantil e a política, muitos foram perseguidos, presos, torturados — e três acabaram mortos pelo regime. Após décadas afastados, reencontraram-se em 2015 e, a partir de 2022, começaram a registrar essas memórias. A obra resgata lembranças afetivas e dramáticas, ajudando a revelar, especialmente às novas gerações, o lado cruel da ditadura, em diálogo com o interesse renovado pelo tema após o sucesso do filme Ainda estou aqui. Um relato necessário sobre resistência, amizade e a luta por um país mais justo.
Editora: Editora Máquina de Livros; 1ª edição (15 abril 2025); Páginas: 240 páginas; ISBN: 978-6586339338; ASIN: B0F561CDHY
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Luiz Nascimento é jornalista e escritor, com passagens por veículos como Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, TV Tupi, TV Manchete e Rede Globo, onde dirigiu o Fantástico de 1993 a 2017. É autor dos livros Destinos Marcados e O grito da Ipiranga, que resgata memórias da juventude durante a ditadura militar. Com uma carreira marcada pelo compromisso com a informação e a preservação da memória histórica, segue contribuindo para o jornalismo e a literatura brasileira.
Resumo: O grito da Ipiranga resgata a história de jovens que enfrentaram a ditadura militar com coragem e amizade. Um relato sobre resistência, memória e o impacto da repressão na luta por um Brasil mais justo.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Tomara que você seja deportado' por Jamil Chade
Livro 'Desde Fanon' por Deivison Mendes Faustino & ...
Livro 'Triste Tigre' por Neige Sinno