Livro ‘Poesia Pois é Poesia’ por Décio Pignatari

A obra poética de Décio Pignatari, organizada pelo próprio autor, reúne poemas icônicos como “beba coca cola” e traduções. Com supervisão de Augusto de Campos e projeto gráfico de André Vallias, destaca sua poesia inovadora e inquietante.

Poesia pois é poesia reúne a obra poética completa de Décio Pignatari, um dos fundadores da poesia concreta brasileira. Autor de poemas marcantes como “beba coca cola” e “LIFE”, Pignatari destacou-se por sua inventividade e irreverência, explorando a poesia, traduções, ensaios críticos e experimentações visuais e vocais. Organizada pelo próprio autor, a coletânea percorre sua trajetória desde Carrossel (1950) até poemas esparsos dos anos 2000, incluindo traduções e textos publicados nas revistas Noigandres e Invenção. Esta edição traz novidades como os poemas “Noosfera” e “Oswald psicografado por Signatari”. Com capa e prefácio de Augusto de Campos, o projeto editorial supervisionado por ele e André Vallias, que assina o projeto gráfico, reafirma a relevância da poesia e do pensamento de Pignatari como um dos grandes nomes da cultura brasileira do século XX.

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (28 janeiro 2025); Páginas: ‎402 páginas; ISBN: 978-8535937237

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Décio Pignatari (1927-2012) foi poeta, ensaísta, tradutor e um dos fundadores da poesia concreta no Brasil, ao lado de Haroldo e Augusto de Campos. Nascido em Jundiaí (SP), viveu em Osasco antes de estudar Direito na USP. Integrou o movimento concretista, marcado por inovação visual, sonora e semântica. Foi professor, publicitário e teórico da comunicação, além de traduzir Dante e Goethe. Autor de obras como Carrossel e Poesia Pois é Poesia, foi figura central na vanguarda cultural brasileira. Instagram @deciopignatari

Resumo: A obra poética de Décio Pignatari, organizada pelo próprio autor, reúne poemas icônicos como “beba coca cola” e traduções. Com supervisão de Augusto de Campos e projeto gráfico de André Vallias, destaca sua poesia inovadora e inquietante.

Tags: , ,