
No livro Intersecções letais, Patricia Hill Collins examina como a violência se manifesta nas intersecções de raça, gênero, classe, sexualidade, nacionalidade e religião, frequentemente de forma letal. Em sua terceira obra sobre interseccionalidade, Collins analisa casos reais de agressão, como o assassinato de Marielle Franco no Brasil, conflitos na República Democrática do Congo, a situação das mulheres aborígenes na Austrália e da população negra nos EUA. Ela aborda movimentos de resistência e métodos para aplicar a interseccionalidade na análise das origens e consequências da desigualdade e injustiça. Com linguagem acessível e análise profunda, Collins convida à resistência contra a violência, destacando sua origem estrutural. Nilma Lino Gomes descreve a obra como essencial para quem busca entender as raízes da violência e lutar por justiça social, explorando a relação entre poder, desigualdade e opressão.
Editora: Boitempo Editorial; 1ª edição (19 novembro 2024); Páginas: 320 páginas; ISBN-13: 978-6557174128
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Patricia Hill Collins, uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos EUA, é professora emérita de sociologia na Universidade de Maryland. Pela Boitempo, publicou Pensamento feminista negro (2019), Interseccionalidade (com Sirma Bilge, 2021) e Bem mais que ideias (2022). Instagram @collinspatriciahill
Resumo: Em Intersecções letais, Patricia Hill Collins analisa casos de violência em contextos de raça, gênero e classe, destacando resistências e como aplicar a interseccionalidade para entender desigualdades.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Tomara que você seja deportado' por Jamil Chade
Livro 'Desde Fanon' por Deivison Mendes Faustino & ...
Livro 'Triste Tigre' por Neige Sinno