A sobrevivência do povo judeu por quase 2000 anos, preservando sua identidade em meio a preconceitos, perseguições, conversões forçadas, massacres e expulsões, é um fenômeno difícil de explicar. Ainda mais notável é o esforço desse povo para se constituir em uma nação com território, estrutura jurídica, língua, cultura e os elementos de um Estado Nacional. Este livro explora as razões por trás dessa trajetória, apoiando-se em uma pesquisa documental minuciosa e na análise de textos de diferentes épocas e contextos sociais. Segundo o prof. Paul Singer, “a contribuição de Pinsky, gostosa de ler e fácil de entender, é uma obra histórica no melhor sentido da expressão”. Com clareza e profundidade, o autor revela os fatores que sustentaram a identidade judaica ao longo dos séculos e a busca incessante pela consolidação como nação.
Editora: Contexto; 1ª edição (30 outubro 2024); Páginas: 256 páginas; ISBN-13: 978-6555415186; ASIN: B0DHV329Q2
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Jaime Pinsky é historiador com carreira nas universidades Unicamp, USP e Unesp, onde foi pioneiro e professor. Lecionou e palestrou em universidades de todo o Brasil e no exterior, incluindo NYU e Unam. Autor de 30 livros, muitos com reedições, como História da Cidadania e Escravidão no Brasil, Pinsky também publica artigos no Correio Braziliense e em jornais de São Paulo. Fundou as revistas Debate & Crítica e Contexto, nome que batizou a editora que ele dirige há mais de 30 anos.
Resumo: Este livro explora como o povo judeu manteve sua identidade por 2000 anos, superando perseguições e lutando para formar uma nação. Com pesquisa cuidadosa, Pinsky revela os fatores dessa resistência.