A reflexão de Édouard Louis começa com um telefonema de sua mãe, Monique, que, após deixar seu casamento e sua cidade operária no norte da França, vive em Paris com um novo companheiro. Aos 55 anos e mãe de cinco filhos, ela não possui diploma, carteira de motorista ou habilidades tecnológicas, e acaba sendo sustentada por um homem que a submete a degradações. Desesperada, ela liga para Louis, que, já um escritor reconhecido, traça um plano de fuga que inclui apoio emocional e financeiro. Este texto mescla literatura e manifesto político, funcionando como uma continuação de Lutas e metamorfoses de uma mulher. Através de sua autoficção, Louis ajuda Monique a conquistar uma nova vida, permitindo que ela viva sozinha pela primeira vez, finalmente livre das amarras de um relacionamento opressivo.
Editora: Todavia; 1ª edição (9 setembro 2024); Páginas: 107 páginas; ISBN-13: 978-6556927008; ASIN: B0DCH8JLRH
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Édouard Louis, nascido Eddy Bellegueule em 30 de outubro de 1992, em Hallencourt, França, é um escritor e tradutor cuja obra retrata com honestidade a homossexualidade e as injustiças sociais. Crescendo em uma família de classe trabalhadora, enfrentou a pobreza e a homofobia, temas centrais em seu aclamado primeiro romance, En finir avec Eddy Bellegueule. Formado em sociologia na École normale supérieure de Paris, Louis continua a explorar as complexidades da identidade e da classe social em sua escrita. Instagram @elouis7580
Resumo: Édouard Louis narra a transformação de sua mãe, Monique, que, após um relacionamento degradante, recebe apoio emocional e financeiro do filho, permitindo que viva sozinha pela primeira vez, finalmente livre.