Os cinco principais motivos que levaram Bolsonaro a perder (por pouco) a reeleição. O período do governo Bolsonaro (2018-2022) teve particularidades que influenciaram em mudanças no comportamento do eleitor. O país passou por uma pandemia, pela recessão econômica, ampliou a desigualdade social e racial e as respostas do governo às crises colaboraram para a derrota de Jair Bolsonaro no pleito seguinte. Em “Voto a voto”, os autores analisam, com base em dados, pesquisas inéditas, entrevistas e fatos, as tendências mundiais que levaram ao enfraquecimento do posicionamento antipolítica, o alcance da extrema direita no Brasil e em outros países, os elementos que tornaram o governo de Bolsonaro mal avaliado e o papel do eleitorado feminino nesse contexto. Nunca um presidente havia perdido a reeleição no país. Este livro é um registro histórico, que ajuda a compreender o momento político brasileiro, as raízes que estruturam a sua própria sociedade e dá pistas sobre como o eleitor age diante de diferentes fatores.
Editora: Telha; 1ª edição (5 maio 2024); Páginas: 172 páginas; ISBN-13: 978-6554124461
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Maria Carolina Trevisan é uma jornalista e pesquisadora brasileira que trabalhou como repórter e colunista do UOL. Ela é membro do Afro/Cebrap e tem experiência em jornalismo e política. Além disso, Maria Carolina é uma Jornalista Amiga da Criança e tem uma conta no Twitter (@carolinatre). Não encontrei informações adicionais sobre sua carreira ou vida pessoal. Instagram @carolinatre
Resumo: Bolsonaro perdeu a reeleição devido à má gestão da pandemia, recessão econômica, aumento da desigualdade, polarização política e rejeição do eleitorado feminino. “Voto a Voto” analisa esses fatores detalhadamente.