
Publicado em 1952 e ambientado nos anos do fascismo na Itália, este comovente romance transita entre as miudezas do cotidiano e os grandes eventos que mudam os rumos da História. Precursor de romances como Léxico familiar e Caro Michele, Todos os nossos ontens se inicia com uma casa, uma rotina, uma família. O tempo passa, o ritmo cotidiano é rompido por mortes, encontros, casamentos, gestações. A cada ruptura, surgem novas rotinas, e então a voz em terceira pessoa se mistura ao olhar de Anna, a caçula, que se surpreende com o modo do hoje virar ontem; parece que uma eternidade separa a vida de antes e a nova que surge. Não são apenas os nascimentos e as mortes que mudam a percepção do tempo. Até certo ponto, parecia que o fascismo não acabaria nunca, e então começa a se ouvir no rádio sobre a invasão da Polônia, e sobre a linha Maginot, que parecia intransponível. Mas os nazistas a ultrapassam…
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (2 agosto 2023); Páginas: 361 páginas; ISBN-13: 978-8535934557; ASIN: B0C7YDXN4C
Clique na imagem para ler trechos
Biografia do autor: NATALIA GINZBURG nasceu em 1916, em Palermo, mas cresceu em Turim, em um ambiente fortemente antifascista. Seu primeiro marido, Leone Ginzburg, com quem teve três filhos, integrou a Resistência e foi assassinado pelos ocupantes nazistas em 1944. Nome central da literatura italiana do século XX, Natalia trabalhou na editora Einaudi ao lado de Cesare Pavese e Italo Calvino. Escreveu contos, romances, ensaios e peças de teatro. É autora de As pequenas virtudes (1962), Léxico familiar (1963), Caro Michele (1973), entre outros, todos publicados pela Companhia das Letras. Morreu em Roma, em 1991.
Livros relacionados
Livro 'Coração Sem Medo' por Itamar Vieira Junior
Livro 'Brincadeiras à parte' por Letícia Novaes
Livro 'Se Eu Soubesse Contar Infinitos' por Mayra S. Ma...
Livro 'Piscinas Russas' por Renata Belmonte