Buscando as raízes profundas do preconceito, este livro é um convite para a desconstrução de aprendizados culturais que perpetuam o sofrimento de toda pessoa entendida como diferente. O que nos impende de viver respeitando as diferenças? Viagem implacável, este livro examina os efeitos deletérios do preconceito a partir de sua construção histórica. Ao apresentar o fenômeno como uma categoria cultural e demonstrar que não é sustentável frente ao pensamento objetivo, Leandro Karnal e Luiz Estevam investigam os mecanismos que permitem a subsistência de misoginia, LGBTfobia, xenofobia, racismo e capacitismo, analisando criticamente exemplos de sua manifestação em diferentes momentos. Resta uma esperança: se o preconceito é aprendido socialmente, ele pode ser desconstruído ― um movimento essencial para que conquistemos uma vida mais harmônica e justa. Com prefácio de Djamila Ribeiro…
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (20 outubro 2023); Páginas: 400 páginas; ISBN-13: 978-8535935493; ASIN: B0CHXH5HMW
Clique na imagem para ler trecho
Biografia do autor: LEANDRO KARNAL é doutor em história cultural pela USP. Historiador, professor, escritor e palestrante, foi apresentador do programa CNN Tonight (Brasil) e é colunista no jornal O Estado de S. Paulo. Publicou, entre outros livros, Crer ou não crer (em coautoria com padre Fábio de Melo, 2017), O dilema do porco-espinho (2018), O inferno somos nós (em coautoria com Monja Coen, 2018), Viver, a que se destina? (em coautoria com Mario Sergio Cortella, 2020) e A coragem da esperança (2021). Em 2021, foi eleito para a Academia Paulista de Letras. LUIZ ESTEVAM DE OLIVEIRA FERNANDES é doutor em história cultural e tem estágio de pós-doutorado pela Universidade do Texas. É professor da Unicamp e publicou, entre outros livros, História dos Estados Unidos (em coautoria com Leandro Karnal, Marcus Vinícius de Morais e Sean Purdy, 2007), Patria mestiza (2012) e Santos fortes (em coautoria com Leandro Karnal, 2017).