Contundente e controverso, este romance autobiográfico causou furor por onde passou. Uma mulher tem o rosto desfigurado depois de ser atacada com ácido pelo marido. Ao seu lado está o filho, que a partir de então a acompanhará no lento processo de reconstrução de sua identidade. Baseado em catastróficos episódios reais, vividos pelo autor e por seus pais na Argentina dos anos 1960, O deserto e sua semente é um romance assombroso e comovente. No centro da tragédia está Eligia, que sofre um ataque brutal. Quando estão prestes a oficializar o divórcio, o marido, Arón, com quem fora casada por vinte e oito anos, arremessa contra o rosto da mulher uma jarra de ácido sulfúrico. No dia seguinte, o homem se suicida com um tiro na cabeça no apartamento onde vivia. “Que nos oculta a pele?”, indaga o médico responsável pela tentativa de reconstruir o rosto de Eligia. A certa altura, ele propõe que se plante a semente no deserto…
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (20 setembro 2023); Páginas: 232 páginas; ISBN-13: 978-8535935189; ASIN: B0CBNM2WMY
Clique na imagem para ler trecho
Biografia do autor: JORGE BARON BIZA nasceu em Buenos Aires, em 1942. O deserto e sua semente, único romance que escreveu, foi publicado em 1998 numa edição paga pelo próprio autor, três anos antes de suicidar-se, em setembro de 2001, na cidade de Córdoba. Por dentro todo está permitido, uma compilação de seus textos jornalísticos, saiu em 2010.