Livro ‘Manifesto Antimaternalista’ por Vera Iaconelli

Vera Iaconelli critica a ideologia que impõe às mulheres o cuidado das novas gerações, destacando a dimensão política da parentalidade e propondo a psicanálise como ferramenta de transformação social. ePUB

Em Manifesto Antimaternalista, Vera Iaconelli faz uma crítica contundente à ideologia que responsabiliza exclusivamente as mulheres pelo cuidado das novas gerações. Psicanalista e especialista em parentalidade, ela propõe uma leitura política do trabalho reprodutivo, essencial à sociedade, mas naturalizado e invisibilizado. Revisitando Freud, Lacan e Winnicott, e incorporando estudos de gênero, raça e neoliberalismo, Iaconelli diferencia gestar, assumir o parentesco e cuidar, destacando que a experiência da parentalidade é atravessada por classe, gênero, raça e idade. Sem homogeneizar a categoria “mulher”, o livro aponta que o cuidado é uma questão política central e que a psicanálise é uma ferramenta potente para compreender e transformar essas dinâmicas sociais.

Editora:Zahar; 1ª edição (15 setembro 2023); Páginas: ‎256 páginas; ISBN-13: 978-6559791309; ASIN: B0CBNL6GN9

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Vera Iaconelli é psicanalista, doutora em Psicologia pela USP, colunista da Folha de S.Paulo e fundadora do Instituto Gerar. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Escola do Fórum do Campo Lacaniano de SP. Autora de O Mal-estar na Maternidade, Criar Filhos no Século XXI, Manifesto Antimaternalista (2023) e Felicidade Ordinária (2024), também coorganizou a coleção Parentalidade & Psicanálise.

Resumo: Vera Iaconelli critica a ideologia que impõe às mulheres o cuidado das novas gerações, destacando a dimensão política da parentalidade e propondo a psicanálise como ferramenta de transformação social.

Tags: , ,