
Coletânea inédita de textos sobre a questão étnico-racial por um dos mais importantes pensadores brasileiros do século XX. Considerado um dos pais da sociologia brasileira contemporânea, Guerreiro Ramos (1915-82) foi um dos pensadores de maior renome no país nos anos 1950 e 60. Foi também professor, ensaísta, servidor público, poeta, teórico da administração e político. Contraditório e polêmico, Guerreiro acabou sendo marginalizado e apagado do cânone das ciências sociais do Brasil por sua independência de pensamento e personalidade combativa. Negro sou é uma seleção de textos sobre a temática étnico-racial escritos pelo autor entre 1949 e 1973 ― muitos inéditos em livro ―, que contemplam sua complexa relação com a tese da democracia racial no país, a participação ativa no Teatro Experimental do Negro e seus estudos precursores sobre branquitude e decolonialidade…
Editora: Zahar; 1ª edição (18 abril 2023); Páginas: 320 páginas; ISBN-10: 6559791025; ISBN-13: 978-6559791026; ASIN: B0BVNTPZYG
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: ALBERTO GUERREIRO RAMOS (1915-82) foi um dos fundadores da sociologia brasileira contemporânea. Professor, ensaísta, servidor público, poeta, teórico da administração e político, deu contribuição inestimável à discussão sobre o Brasil e sua identidade. É autor de diversos livros fundamentais para o entendimento do país no campo da sociologia e da administração pública, como A redução sociológica e A nova ciência das organizações.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Tomara que você seja deportado' por Jamil Chade
Livro 'Desde Fanon' por Deivison Mendes Faustino & ...
Livro 'Triste Tigre' por Neige Sinno