A protagonista deste romance, chamada simplesmente de “a esposa”, planejava não se casar nunca: “Durante anos, mantive um post-it na minha escrivaninha. NÃO AME, TRABALHE!”. Mas, como esta narrativa ágil e fragmentária nos mostra, as vontades por vezes se transformam, e a personagem acaba num relacionamento com um músico, com quem se casa. Alguns anos depois, eles têm uma filha, e as ambições vão se dissolvendo no caos aconchegante da vida doméstica. “Departamento de especulação” é como são assinadas as cartas trocadas entre os dois, nas quais divagam sobre a intimidade, a literatura, a ciência e a arte, e sobre o sentimento de solidão que perpassa a vida. Enquanto o casal atravessa diversas catástrofes mundanas ― uma infestação de insetos, uma bebê com cólica, escolhas profissionais motivadas por problemas financeiros ―, a esposa medita sobre o lugar que ocupa no mundo…
Editora: Todavia; 1ª edição (8 fevereiro 2023); Páginas: 136 páginas; ISBN-10: 6556923931; ISBN-13: 978-6556923932; ASIN: B0BS794XJ8
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Jenny Offill vive em Nova York e leciona na Syracuse University. Departamento de especulação foi indicado para o Folio Prize e para o prêmio PEN/Faulkner, entre outros.