Livro ‘Processos de amadurecimento e ambiente facilitador’ por Donald Winnicott

Baixar PDF 'Processos de amadurecimento e ambiente facilitador' por Donald Winnicott
 Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional

Esta obra fundamental em psicanálise de crianças, reunião de ensaios sobre o amadurecimento escritos entre 1958 e 1963, põe em evidência uma característica distintiva da abordagem do psicanalista britânico: sua capacidade de olhar para a criança em seus próprios termos, sem vê-la como mero protótipo para o adulto. O desenvolvimento de um senso moral e da capacidade de suportar a solidão; a relação entre falta de espontaneidade e psicopatologia; o papel central do cuidado no desenvolvimento do indivíduo; os desejos opostos da criança de se comunicar e se isolar; as especificidades da psicanálise infantil – todas essas questões são examinadas com base no trabalho clínico que Winnicott realizou ao longo de décadas, com pacientes bebês, crianças e adolescentes.

Editora: ‎Ubu Editora; tradução revisada edição (12 agosto 2022); Páginas: ‎368 páginas; ISBN-10: 8571260710; ISBN-13: 978-8571260719; ASIN: B0B9PW5NG2

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Donald Winnicott é pediatra e psicanalista. Estudou biologia e depois medicina na Universidade de Cambridge, onde se formou em 1920. Em 1923, foi contratado pelo hospital infantil Paddington Green – onde trabalhou pelos 40 anos seguintes –, se casou com a artista plástica Alice Taylor e começou sua análise pessoal com o Dr. James Strachey, tradutor da edição Standard das obras de Sigmund Freud para o inglês. Em 1927 começou sua formação analítica na Sociedade Britânica de Psicanálise. Publicou seu primeiro livro em 1931, Clinical Notes on Disorders of Childhood [Notas clínicas sobre distúrbios da infância]. Pouco depois, iniciou uma nova análise pessoal, dessa vez com Joan Riviere. Em 1934, concluiu sua formação como analista de adultos e, em 1935, como analista de crianças. Durante a Segunda Guerra Mundial, Winnicott trabalhou com crianças que haviam sido separadas de suas famílias e evacuadas de grandes cidades. Com o fim da guerra, foi contratado pelo Departamento Infantil do Instituto de Psicanálise de Londres, onde atuou por 25 anos. Após um casamento conturbado, divorciou-se de Alice Taylor em 1949, casando-se em 1951 com a assistente social Clare Britton. Foi presidente da Sociedade Britânica de Psicanálise por duas gestões, membro da Unesco e do grupo de especialistas da OMS e professor no Instituto de Educação da Universidade de Londres e na London School of Economics. Publicou em vida onze livros e centenas de artigos. Entre 1943 e 1962, realizou cerca de cinquenta programas sobre maternidade na rádio BBC de Londres. Em 2016, a Oxford University Press publicou sua obra completa em 12 volumes.


Tags: ,