Livro ‘Pequenas Vinganças’ por Edney Silvestre

Pequenas Vinganças, de Edney Silvestre, reúne contos e novelas que atravessam 150 anos do Brasil, explorando violência, poder, paixão e esperança, e revisita personagens de Vidas Provisórias.

Pequenas vinganças, de Edney Silvestre, reúne duas novelas e sete contos que atravessam 150 anos da história brasileira. Com seu vigor narrativo, o autor constrói tramas que vão das atrocidades racistas da Guerra do Paraguai à frivolidade da elite na Era Vargas e à indiferença da alta-sociedade durante a ditadura militar. Silvestre também examina a violência contemporânea, os efeitos da pandemia de 2020 e recruta personagens conhecidos — como Anna e Paulo, de Vidas provisórias — para ampliar seu mosaico. Em paisagens que alternam campo, cidade, salões e periferias, as histórias exploram amor, ódio, remorso, desejo e ambição, oferecendo um caleidoscópio de classes, cores, sotaques e idiossincrasias que ilumina tensões íntimas e coletivas do Brasil.

Editora:Globo Livros; 1ª edição (7 novembro 2022); Páginas: ‎160 páginas; ISBN-10: 6588016255; ISBN-13: 978-6588016251; ASIN: B0BHJHJ474

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Edney Silvestre nasceu em Valença (RJ), filho de um ex-ferroviário e de uma tecelã. Cresceu em meio a livros, que se tornaram refúgio durante a infância marcada por problemas de saúde. Leitor voraz, descobriu autores brasileiros e estrangeiros na biblioteca da cidade e aprendeu inglês e francês vendo filmes. Mudou-se para o Rio, onde iniciou a carreira como tradutor e datilógrafo, até se tornar jornalista e escritor premiado. Hoje, entre romances, peças e memórias, leva para a literatura as marcas da infância simples, da curiosidade e das vivências pelo mundo.

Resumo: Pequenas vinganças reúne duas novelas e sete contos em que Edney Silvestre percorre 150 anos do Brasil, da Guerra do Paraguai à pandemia, examinando racismo, poder, violência e memória em um caleidoscópio de vidas e classes.

Tags: ,