Livro ‘Antissemitismo, uma Obsessão: Argumentos e Narrativas’ por Eliane Pszczol

Coletânea de ensaios organizada por Eliane Pszczol e Heliete Vaitsman que analisa o antissemitismo, do ódio aberto ao sutil e inconsciente, defendendo que não é problema apenas judaico, mas uma questão global de direitos humanos.

Antissemitismo: uma obsessão – argumentos e narrativas reúne ensaios que convidam à reflexão sobre a mais antiga obsessão coletiva de ódio do Ocidente: a demonização dos judeus como fonte do Mal. A obra aborda também o “antissemitismo bem educado”, sutil e às vezes inconsciente, que se manifesta em comentários e estereótipos, mesmo entre pessoas que afirmam ter amigos judeus. Esse tipo de preconceito, por não se associar a atos explícitos de violência, é mais difícil de combater. As organizadoras, Eliane Pszczol e Heliete Vaitsman, partem da premissa de que o antissemitismo não é problema apenas judaico, mas da humanidade, e reúnem contribuições de diversas origens e áreas, entrelaçando perspectivas pessoais e coletivas em narrativas que podem ser lidas de forma independente ou conjunta.

Editora: Numa Editora; 1ª edição (30 novembro 2020); Páginas: 244 páginas; ISBN-10: 6587249205; ISBN-13: 978-6587249209

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Eliane Pszczol é socióloga, graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com especialização pelo Instituto Brasil-Estados Unidos e mestrado em Sociologia pela Cornell University. Coordena a Judaica no Museu de Arte do Rio e atua como Técnica em Programação e Divulgação Cultural da UFRJ. Foi Coordenadora Nacional do PROLER, Diretora da Funarte, Assessora da Reitoria e Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, além de professora na PUC-Rio. Tem experiência em Sociologia do Desenvolvimento e estudos sobre governo militar.

Resumo: Coletânea de ensaios organizada por Eliane Pszczol e Heliete Vaitsman que analisa o antissemitismo, do ódio aberto ao sutil e inconsciente, defendendo que não é problema apenas judaico, mas uma questão global de direitos humanos.

Tags: ,