Livro ‘A Tirania do Mérito’ por Michael J. Sandel

Baixar PDF 'A Tirania do Mérito' por Michael J. Sandel
O que aconteceu com o bem comum?

As democracias liberais estão em risco. E, de acordo com o filósofo Michael J. Sandel, o princípio do mérito, um de seus pilares básicos, é o responsável por esse cenário. Vivemos em uma constante competição, que separa o mundo entre “”ganhadores”” e “”perdedores””, esconde privilégios e vantagens e justifica o status quo por meio de ideias como “”quem se esforça tudo pode”” e “”se você pode sonhar, você pode fazer””. O resultado concreto é um mundo que reforça a desigualdade social e, ao mesmo tempo, culpabiliza as pessoas, o que gera uma onda coletiva de raiva, frustração, populismo, polarização e descrença em relação ao governo e aos demais cidadãos. A resposta pública se manifesta em eventos como as eleições de Donald Trump, nos Estados Unidos em 2016, e de Jair Bolsonaro, no Brasil em 2018. Ao analisar conceitos em torno da ética do estudo, do trabalho, do sucesso, do fracasso…

Páginas: 350 páginas; ISBN-10: 852001416X; ISBN-13: 978-8520014165; Editora: Civilização Brasileira; 1ª Edição (5 outubro 2020); ASIN: B08KGRSH6F

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Michael J. Sandel (Minneapolis, 1953) é um dos mais importantes filósofos de sua geração. Há cerca de duas décadas leciona, na Universidade de Harvard, o famoso curso “Justice”, pelo qual já passaram mais de 15 mil alunos. Esse mesmo curso foi o pioneiro ao ser disponibilizado pela Universidade de Harvard de forma gratuita na internet (www.justiceharvard.org) e na televisão, alcançando 10 milhões de pessoas. Seus livros Justiça: O que é fazer a coisa certa, O que dinheiro não compra: Os limites morais do mercado e Além da perfeição: Ética na era da engenharia genética, publicados no Brasil pela Civilização Brasileira, são best-sellers internacionais e já foram traduzidos para mais de 27 línguas. 


Tags: ,