Livro ‘Liberdade Igual’ por Gustavo Binenbojm

0
Binenbojm reflete sobre as liberdades individuais no Brasil, os riscos do populismo e a herança autoritária, defendendo uma liberdade igual para todos como valor civilizatório essencial à democracia.

Em Liberdade igual: O que é e por que importa, Gustavo Binenbojm analisa as liberdades individuais no Brasil e o papel do Estado como garantidor e limitador desses direitos. Para o autor, a liberdade é um valor essencial à condição humana e deve ser igualmente assegurada a todos. No entanto, o avanço do populismo e a herança autoritária brasileira ameaçam esse ideal. A obra reúne ensaios baseados na experiência do autor em causas como a liberação de biografias não autorizadas e o fim da censura ao humor político, além de discutir temas atuais como fake news, regulação de plataformas digitais e o especial de Natal do Porta dos Fundos. Binenbojm propõe uma reflexão crítica e necessária sobre os desafios da democracia brasileira na busca por uma liberdade igual para todos, reafirmando seu valor como conquista civilizatória em tempos de crescente intolerância e autoritarismo.

Editora: Intrínseca; Edição: 1 (11 de agosto de 2020); Páginas: 352 páginas; ISBN-13: 978-8551006184; ASIN: B08DCJGZTW

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Gustavo Binenbojm é Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UERJ, Professor Emérito da EMERJ e docente da FGV Direito Rio. Doutor e Mestre em Direito Público pela UERJ e Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School, destacou-se como advogado em causas relevantes no Supremo Tribunal Federal, especialmente na defesa da liberdade de expressão, como nas ações que garantiram a publicação de biografias não autorizadas e a liberdade de crítica jornalística em período eleitoral. É também Procurador do Estado do Rio de Janeiro e autor de obras jurídicas e ensaios sobre temas contemporâneos do direito e da democracia.

0

Tags: ,