“da mesma autora de outros jeitos de usar a boca, best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil. o que o sol faz com as flores é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. ancestralidade e honrar as raízes. expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você. organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. uma celebração do amor em todas as suas formas. essa é a receita da vida minha mãe disse me abraçando enquanto eu chorava pense nas flores que você planta a cada ano no jardim elas nos ensinam que as pessoas também murcham caem criam raiz crescem para florescer no final”.
Páginas: 256 páginas; Editora: Planeta; Edição: 1 (26 de fevereiro de 2018); ISBN-10: 8542212339; ISBN-13: 978-8542212334; ASIN: B079PT4NGW
Clique na imagem para ler o livro
Sobre o autor: rupi kaur é uma escritora e artista que vive em toronto, no canadá. aos 5 anos, ela começou a desenhar, um hobby que herdou de sua mãe. imigrante da índia, ela não conseguia falar em inglês com outras crianças na escola, o que a fez passar bastante tempo sozinha. quando aprendeu o idioma, encontrou nos livros os melhores amigos. ela desenhou até os 17 anos, em 2009, quando passou a se dedicar mais à escrita e às performances. hoje rupi usa diferentes meios para se expressar: a poesia, a ilustração, o design, a fotografia, os vídeos. em novembro de 2014, publicou seu primeiro livro, milk and honey – editado no brasil como outros jeitos de usar a boca, best-seller mundial. o que o sol faz com as flores (the sun and her flowers) é seu segundo livro publicado pela Planeta, que, em 2020, lançou meu corpo minha casa, uma das mais aguardadas publicações dos últimos anos.
Leia trecho do livro
para quem me fez
kamaljit kaur e suchet singh
eu existo. por causa de vocês.
espero que olhem para nós
e sintam
que os sacrifícios valeram a pena
para minhas incríveis irmãs e irmão
prabhdeep kaur
kirandeep kaur
saaheb singh
estamos nessa juntos
vocês são a definição de amor.
partes
murchar
cair
enraizar
crescer
florescer
as abelhas vieram pelo mel
as flores faziam gozação
levantando o próprio véu
para o grande dia o sol sorria
nascer pela segunda vez
murchar
no último dia do amor
meu coração quebrou dentro do corpo
fiquei a noite toda acordada
fazendo um feitiço para te trazer de volta
peguei o último buquê de flores
que você me deu
agora estão murchas no vaso
uma
por
uma
cortei as cabeças
e comi todas
enfiei um pano debaixo de cada porta
fora eu disse ao vento
não vou precisar de você
fechei cada cortina da casa
vá eu disse à claridade
aqui ninguém entra
aqui ninguém sai
– cemitério
você partiu
e eu ainda te queria
mas eu merecia alguém
que quisesse ficar